segunda-feira, 18 de março de 2013

Caverna do Dragão (Dungeons and Dragon)


Quem é que nunca assistiu a animação de sucesso Caverna do Dragão dos anos 90?

Desenho clássico, que nos prendia a tela da TV Globo todas as manhãs para ver as aventuras de 6 adolescentes que foram parar em um mundo estranho após estarem se divertindo em um parque de diversões de seu mundo real, e nunca conseguirem voltar ao mesmo.

A História.
A série possui 27 episódios divididos em três temporadas, transmitidos originalmente entre os anos de 1983 e 1986 nos Estados Unidos.
 A abertura do primeiro ano da série (que nunca chegou a ser exibida pela Rede Globo) mostra um grupo de seis jovens em um parque de diversões embarcando em uma montanha russa chamada "Dungeons & Dragons". Contudo, durante o passeio, um portal se abre e transporta as crianças para outro mundo, chamado simplesmente de "Reino", no qual o grupo já aparece trajando outras roupas e recebendo logo em seguida armas mágicas denominadas como Armas do Poder de alguém que se apresenta como o Mestre dos Magos.
A partir daí, os jovens passam por diversas aventuras buscando voltar para casa, durante as quais O Vingador, um mago maléfico, tenta a todo custo tomar as Armas do Poder dos jovens com a intenção de derrotar tanto o Mestre dos Magos quanto o poderoso Dragão Tiamat (um Dragão com três cabeças), para assim dominar o Reino.

Uma novidade talvez aqui no Brasil é que ao longo do seriado, revela-se que O Vingador é, na realidade, filho do Mestre dos Magos.
Apesar do enorme sucesso, especialmente no Brasil, a série foi cancelada e a explicação para esse fato é dada pelo produtor Gary Gygax em entrevista exclusiva para a edição 3 da revista Herói 2000 (novembro de 1999, Conrad Editora), escrita pelo jornalista brasileiro Pablo Miyazawa:

“Em 1985, a equipe responsável pelo desenho se reuniu com os executivos da temporada seguinte. Os seis jovens – mais velhos e mais experientes – seriam chamados de volta ao mundo da Caverna do Dragão pelo Mestre dos Magos. Foram concebidos três scripts do desenho, e eu até aprovei um deles. Mas algumas dificuldades surgiram então à nova série foi cancelada antes mesmo de ser produzida”.

O Último episódio.
Réquiem é o episódio final da série animada Dungeons and Dragons (Caverna do Dragão) e foi escrito pelo roteirista Michael Reaves. Continha 28 episódios, este foi o único da série animada que não foi produzido por animação, embora seu roteiro oficial tenha sido criado.
O episódio relata os acontecimentos finais da jornada dos jovens heróis aprisionados em uma fantástica e perigosa dimensão em busca do retorno ao seu próprio mundo. Em 2010, o roteiro foi vertido para os quadrinhos pelo cartunista brasileiro Reinaldo Rocha, dando fim à esperada série.

Obvio que não poderia deixar essa passar em branco, então para quem quiser ver esta obra só fazer o download aqui => Caverna do Dragão – Réquiem, o fim. <=

E para finalizar o artista Alexandre Salles recriou os heróis da série em imagens realistas para deixar na memória. Veja:

Hank, o guarda.
 
Com quinze anos de idade, assumiu a função de líder, ainda que hesitante. Nutre afeição por Sheila e sente certa culpa por ter permitido que seus amigos entrassem no Reino. Recebeu um arco mágico capaz de criar flechas energéticas, que podem ser esticadas, dobradas ou até mesmo utilizadas como corda. Seu maior medo é não ser um bom líder.

Eric, o cavaleiro.
 
Filho de pais ricos é constantemente arrogante e egoísta, preocupado mais consigo e com uma chance real de retornarem para casa. Devido a sua natureza, coloca o grupo muitas vezes em perigo, mas diversas vezes arrisca-se para salvá-los. Recebeu um poderoso escudo, que o protege contra ataques mágicos ou físicos; esse escudo pode criar campos de força para defender uma pequena área em seu entorno. Ao longo do seriado, Eric tem suas feições transformadas como consequência de seu comportamento: um burro, uma fera do pântano, um macaco de cara azul e até um Mestre dos Magos. Apesar de detestar o mundo de Caverna do Dragão, já demonstrou interesse em ficar no Reino, além de ter uma queda por Karena, a irmã do Vingador. Parece ser capaz de entender o que Uni diz. Seu maior medo é ser motivo de piada.

Diana, a acrobata.
 
Com catorze anos de idade, é extremamente confiante e centrada, já apresentando habilidades acrobáticas no mundo real. Recebeu um bastão, usado em saltos e acrobacias. Tão flexível quanto às flechas de Hank, o bastão pode regenerar-se se quebrado. Seu maior medo é envelhecer. Seu pai é um astrônomo. No Reino, sua grande paixão foi Kosar.

Sheila, a ladra.
 
Irmã mais velha de Bobby, o qual procura proteger. Corresponde à afeição que Hank tem por ela. Recebeu uma capa com capuz que lhe dá invisibilidade. Por razões estranhas, compreende a língua das fadas. Seu maior medo é ficar sozinha.

Bobby, o bárbaro e Uni.
 
Com oito anos de idade, é irmão caçula de Sheila. Impetuoso, demonstra temeridade inconsequente, o que por vezes cria problemas para o grupo. Sabe da afeição que Hank sente por sua irmã, mas isso não o impede de tê-lo como amigo. Não costuma ter paciência com Eric, e afeiçoou-se de maneira especial por Uni. Recebeu um tacape, cujo golpe, muito forte, é capaz de quebrar pedras e criar pequenos abalos sísmicos. Parece compreender a linguagem dos unicórnios, ou, pelo menos, o que Uni procura dizer. Já se apaixonou por uma menina chamada Terry, que foi parar no reino da mesma maneira que ele e seus amigos. Seu maior medo é ser tratado feito criança.
Uni: uma filhote de unicórnio aparentemente órfã, que se torna a mascote das personagens e tem afeto especial de Bobby. Não domina plenamente os poderes mágicos auferidos por seu chifre, especialmente a capacidade de se teletransportar uma vez ao dia. Consegue esboçar algumas palavras, em meio ao seu balido típico. Por pertencer ao Reino, não pode acompanhar os garotos de volta ao mundo real, e de certa forma sempre os prende ao Reino.

Presto, o mago.
Com catorze anos de idade, seu nome verdadeiro é Albert, sendo "Presto" um apelido – não se sabe se criada pelo Mestre dos Magos ou por seus amigos. É tão inseguro quanto um garoto recém-saído da infância, e sua falta de habilidade física e timidez lhe dão o estereótipo de "nerd". Suas trapalhadas, quando não catastróficas, costumam ser motivo de chacota do grupo, especialmente de Eric. Já demonstrou sua vontade de ficar no Reino. Recebeu um chapéu de feiticeiro, do qual podem ser retirados objetos e magias aleatórias. O poder do chapéu não é inteiramente dominado por seu dono, que em determinada altura do seriado passa a recitar versos ao utilizar a arma. No mundo real, Presto não gostava das aulas de educação física e já gostava de realizar truques de magia. Seu maior medo é perder seus óculos e não conseguir enxergar. No Reino, sua grande paixão foi Varla.

 Mestre dos Magos.
 
Espécie de mestre de RPG ("Dungeon Master"), é o guia dos garotos. Não se conhece seu nome verdadeiro, sendo "Mestre dos Magos" uma espécie de cargo. Suas informações cifradas ocultam suas reais intenções, e por vezes seus motivos se demonstram dúbios. No intento de ajudar o grupo a retornar a seu mundo, acaba por utilizá-los para enfrentar as forças ocultas do Reino, especialmente O Vingador, e assim restaurar o equilíbrio entre ordem e caos. Zandora, antiga amiga do Mestre dos Magos, compartilha grande semelhança física com ele. O Mestre dos Magos possui uma espécie de energia vital que, se esgotada, faz com que ele morra e seu corpo desapareça.

O Vingador.
Um feiticeiro maléfico, opressor de diversos povos e raças, com grandes habilidades místicas. Ao longo do seriado, o Mestre dos Magos dá a entender que o Vingador já foi uma boa pessoa há muito tempo, e que o vilão se demonstrou o maior dos erros do Mestre. Em verdade, o Vingador é filho do Mestre dos Magos e possui uma irmã, Karena. O Vingador tenta dominar plenamente o Reino e derrotar Tiamat, e, para tanto, deseja as Armas do Poder dos garotos para ampliar seus poderes. Entre as criaturas que compõem seu exército, encontram-se orcs. O Vingador tem mais de mil anos e é especialmente vulnerável a um tipo de joia conhecida como "coração-de-pedra". Aparentemente, o Vingador usufrui de algum tipo de imortalidade que lhe garante o retorno à vida mesmo quando seu corpo é, temporariamente, destruído. Ao longo do seriado, diferentes castelos são mostrados como morada do Vingador; especificamente em um, é possível ver uma estátua do Vingador com dois chifres. Apesar de sua natureza malévola, o Vingador foi capaz de demonstrar certa justeza para com os garotos algumas vezes. Ele serve a uma entidade conhecida no mundo real como "O Mal" e cognominada no Reino como "Aquele-Cujo-Nome-Não-Deve-Ser-Pronunciado": uma entidade multidimensional de enormes poderes. Diferentemente das Armas do Poder ou de criaturas advindas do Reino, como Uni, o Vingador é capaz de invadir o mundo real e fazer uso de sua magia. Frequentemente, cavalga uma criatura cuja raça é denominada "pesadelo". Apesar de ter um par de asas, o Vingador não é capaz de voar, diferentemente de seu pesadelo, que, por sua vez, não possui asas (na época era difícil fazer objetos se mexerem, então por este motivo ele não podia voar).

Muito interessante, bom relembrar tal clássico. Mas no final das contas isso tudo poderia virar um bom filme, pois tem história para isso.

Ou etnão, fazer um remake da série assim como aconteceu com os ThunderCats.

Até a próxima pessoal.

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